Por ser um material forte, mas ao mesmo tempo leve, flexível, versátil e econômico, as estruturas metálicas surgem como uma alternativa às de concreto armado na construção civil. Entre os principais benefícios do uso desta liga podemos citar, por exemplo, o melhor aproveitamento de espaço, a redução de custos, a maior precisão estrutural e o menor impacto ambiental.
Melhor aproveitamento de espaço
Com um número cada vez maior de prédios em grandes centros, o espaço para novas construções fica restrito. Sendo assim, o aço leva vantagem sobre o concreto armado por ser 30% mais leve, reduzindo, portanto, a carga das fundações.
Os pilares e as vigas feitos a partir da liga metálica apresentam a mesma resistência do concreto com um tamanho substancialmente menor, aumentando a área útil do projeto arquitetônico.
Redução de custos com a obra
Como as indústrias podem fabricar peças ainda no processo de fundição, as estruturas metálicas já vêm pré-moldadas, reduzindo os custos com pessoal.
Somando à independência climática em relação às chuvas e a grande quantidade do material ofertada no mercado nacional, o aço pode reduzir em até 25% o tempo para conclusão de uma obra, de acordo com Instituto de Engenharia, o que permite que as construtoras aumentem o número de clientes em um mesmo período.
Além disso, o material, por ser totalmente reciclável, evita desperdício.
Maior precisão estrutural
Diferente das estruturas de concreto, medida em centímetros, as estruturas metálicas são medidas em milímetros, garantindo uma maior precisão e uma menor margem de erro.
Alta durabilidade e baixo custo de manutenção
Devido a ductilidade do material, estruturas metálicas não se deformam com facilidade. Também são bastante resistentes à passagem do tempo e às intempéries.
Se combinadas a revestimentos ou pintura, pode prolongar bastante a sua vida útil, evitando, assim, o desperdício e necessitando de um baixo custo de manutenção.
Menor impacto ao meio ambiente
As estruturas metálicas causam menor impacto ambiental principalmente porque reduzem a necessidade de utilização de madeira e a emissão de particulados durante o processo de produção.
O minério de ferro, componente utilizado para a produção do aço, também se encontra em abundância na natureza, fazendo com que ele seja custoso ao planeta.